"Os Seguidores" e a sua visita a Fátima

No Sábado, dia 10 de Abril de 2010, o grupo de catequese do 8º ano de cesar que se auto intitula como “Os Seguidores”, fez uma visita à nossa tão querida terra de Fátima, juntamente com os seus animadores, e algumas pessoas extras ao grupo. Foi pedido a alguns elementos que elaborassem um texto sobre a viagem, que passamos a expôr:

“No Sabádo pelas 6h da manhã, nós, “Os Seguidores”, e restantes pessoas que nos iam acompanhar, encontrávamo-nos no adro da igreja, prontos para seguir viagem.

Já na camioneta, depois de um pouco de diversão, chegou o momento da primeira oração do dia. Durante uns longos minutinhos, rezamos o terço e pedimos que a viagem corresse bem. Os momentos seguintes até ao fim da viagem foram simplesmente de diversão. Entretanto, os nossos animadores entregaram-nos um inquérito sobre Fátima que teríamos de responder e entregar no regresso a casa. Assim, tínhamos de encontrar a informação relativa às questões ao longo do dia, estando atentos a tudo o que visitássemos. Em seguida, todos cantamos músicas religiosas e animadas, acompanhados pelo som de viola. Muitas fotografias foram tiradas, mesmo a esta hora da manhã, para recordar a energia que todos transmitíamos.

Pelas 8:30h da manhã, chegamos a um parque para autocarros, já em Fátima, onde comemos qualquer coisa depois da longa viagem. Os rapazes, divertiram-se a jogar um bocadinho de futebol enquanto as raparigas em roda e no chão, jogavam às cartas.

De seguida, fizemos um curto passeio pelo Santuário para conseguirmos preencher parte do inquérito. Pelas 10h fomos ver um filme sobre a história de Fátima, tanto a sala como o filme estavam em muito boas condições. A seguir, dirigimo-nos para a nova igreja de Fátima, a igreja da Santíssima Trindade, onde assistimos à missa das 11h.

IMG_2485 Depois da missa, fomos visitar a capela do Santíssimo Sacramento na Santíssima Trindade (Capela do Lausperene - adoração ao Santíssimo Sacramento), a Basílica e a Capelinha das Aparições.

Um dos momentos mais esperados foi o almoço, onde nos dividimos por 3 mesas num parque de merendas. Muitas gargalhadas, experiências e anedotas contadas, e muita comida se destacaram nesta hora. Depois, tivemos muita diversão durante algumas horas, para nos prepararmos para o que viria.
Com muito calor à mistura, seguiu-se um outro momento de oração. Fizemos o percurso da Via Sacra nos Valinhos, mas em vez de realizarmos a Via Sacra propriamente dita, quisemos relembrar a ressurreição de Jesus, e por isso rezamos uma Via Lucis. No fim desta, tivemos um momento de reflexão. Para terminar este momento tiramos uma fotografia de grupo, perto da Capelinha sob o Calvário, dedicada a S. Estêvão.
A última parte a ser visitada foi Aljustrel, onde estivemos por breves momentos nas casas dos três pastorinhos.

Já cheios de fome, fomos finalmente lanchar, batiam umas cinco da tarde, para de seguida irmos embora.
Apesar de todo o cansaço, fizemos uma viagem de regresso com muita alegria, animação e muitos cânticos.

Sentindo tudo isto, de coração… um dia que nos vai ficar para sempre na memória!”

Os Seguidores,
por Catarina e Andréia

Colocamos aqui este texto, pois cinco dos sete elementos que constituem o grupo de animadores deste grupo de catequese, fazem parte do Grupo de Jovens Oásis, e por essa mesma razão também ingressaram na viagem.

• Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Response to ""Os Seguidores" e a sua visita a Fátima"