O Grupo

QUEM SOMOS, DE ONDE VIEMOS, O QUE FAZEMOS...

O G.J. Oásis iniciou a sua actividade a 31-10-2008, a convite do Dr. Carlos Costa Gomes, que via em alguns jovens de Cesar a capacidade de dar continuidade à sua vida catequética, de uma forma mais dinâmica. Actualmente o grupo é composto por 14 elementos, estando a maioria deles desde o início da actividade do mesmo.


Porquê “Oásis”? Este foi o nome escolhido pelo grupo, porque no fundo representa aquilo que significa para os seus elementos. Ou seja, é nosso desejo encontrar um Oásis na nossa caminhada espiritual nos momentos de maior procura interior, pelo que a escolha do símbolo para o grupo se baseou nisso mesmo, as mãos do criador que nos dão a beber o elemento que nos sacia, o Seu Amor. Ou também o Oásis, que queremos construir por nossas mãos, com base no Amor de Cristo.

Quer em momentos de reflexão e oração, quer em actividades na comunidade, o grupo tem mantido acesa a chama, que sempre brilha desde o inicio. A vontade de ir à luta e querer chegar mais além, são virtudes que o grupo emana. Movidos pela força que vem do interior de cada um, os jovens têm conseguido, através da sua união e atitude, ser um exemplo nos tempos conturbados em que vivemos.

Por isso, é com grande orgulho e convicção que hoje o grupo diz a Jesus: "Pode contar connosco".


_______________________________________________________________



OÁSIS – O nosso nome (explicação)


Depois dos primeiros encontros, rapidamente decidimos que não podíamos continuar a ser apenas GJ…tínhamos de ter um nome próprio, que nos identificasse onde quer que fôssemos. Pediram-se ideias, e nomes em português e latim foram os mais propostos. No entanto, nenhum nos fazia sentir aquele “clic”, que nos deixasse sem qualquer dúvida de que era assim que queríamos ser reconhecidos. Começamos de novo… Fomos buscar a razão da nossa formação! Ora, nós formamo-nos porque muitos sentiam que a nossa comunidade precisava de mais opções de escolha para os nossos jovens depois de terminado o percurso catequético. Queríamos ser um alento para eles, uma maneira até, de serem pessoas melhores e não enveredarem por outros caminhos mais perigosos. Queríamos ser também um refúgio, um escape, para aqueles que pudessem já ter caído nesses caminhos, e vivessem completamente “à margem da lei” de Deus.

Assim sendo, e dando o mérito a quem de direito, a “Tita” (Patrícia Bastos) disse:

- Porque não “OÁSIS”? Grupo de Jovens Oásis…

Ficou tudo um bocadinho reticente, mas depois de avaliarmos o significado simbólico que normalmente se dá a um oásis, vimos que nada encaixaria melhor em nós! Nas histórias onde se fala sobre desertos, há sempre alguém que nele anda perdido e tem uma miragem sobre um oásis. Aliás, por definição, num qualquer dicionário, pode ler-se:

Oásis – s. m. lugar, em pleno deserto, onde, devido à existência de água, há vegetação, se fazem culturas e se cria gado; [fig.] coisa agradável no meio de muitas outras que não o são; um gosto entre muitos dissabores.

Um oásis é portanto visto como algo bom. No entanto, muitas vezes é difícil saber acertar no caminho certo para o alcançar, mas quando isso acontece, a esperança que podia já estar esmorecida, renasce, saciamos a nossa sede, e sentimo-nos novamente vivos, fortes e mais felizes.

Nós somos assim! Como um oásis! Obviamente mais num plano espiritual do que material. Quando alguém se sente perdido, pode tentar encontrar-nos…nós iremos mostrar que há caminhos bons a serem seguidos e que apesar de todas as nossas fraquezas, todos temos um lado bom a explodir de vontade de aparecer. E mesmo que sintas que não tens nada para dar, Jesus, com a nossa ajuda, vai-te mostrar o contrário. Todos precisamos encontrar um oásis na nossa vida, o lado bom das coisas, e nós levamos-te a ver que é com uma vida de fé e boas acções, a amar o próximo como a nós mesmos, que somos verdadeiramente felizes.

Ainda tens dúvidas?!
Vem beber da nossa água!

 
_________________________________________________________________________


O nosso símbolo (explicação)

O nosso símbolo tem tudo a ver com o nosso nome... Oásis!

Água
Um oásis tem água, vista muitas vezes como uma réstia de esperança no deserto - a nossa salvação - pois é algo muito raro num terreno como esse. Num sentido bíblico Deus dá-nos a água viva, aquela que nos fará nunca mais ter sede. Apenas precisamos abrir os nossos corações para a receber.

Mãos
Essas não são umas mãos quaisquer.
  • A uma primeira instância podemos dizer que são as mãos de Jesus, que nos leva a escolhê-lo. Antes de mais é por ele que existimos, e que estamos aqui, juntos. Foi ele que nos fez tomar o caminho certo para encontrar o oásis, em todos os sentidos. Como diz o primeiro texto, é ele o primeiro a dar-nos a beber o elemento que nos sacia, o Seu Amor. Daqui podemos então partir para o seu segundo significado...
  • Depois de Jesus nos estender as suas mãos, elas passam a ser as nossas. Somos nós quem chega ao próximo, e cada um dos elementos do grupo usa as suas mãos para isso. Realmente nós trabalhamos pelos outros e para os outros. Uma criança, um idoso, uma pessoa de outra etnia, de outra cor, um deficiente, um doente, um toxicodependente...

Nós estamos aqui para estender as nossas mãos e ajudar!


______________________________________________________________________________

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS