Domingo de Ramos - Visita aos doentes e idosos

Os cristãos celebraram no Domingo de Ramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A festa à volta do Messias invadiu toda a cidade e todos acorreram a tão grande manifestação de regozijo em favor do Salvador. O povo que vivia “escravizado” pelo poder judaico viu em Jesus a esperança e alívio do seu “sofrimento”.


Domingo de Ramos e a visita aos doentes e idosos
Em Cesar, há mais de três décadas, os grupos de catequese da paróquia vivem de forma diferente o Domingo de Ramos. Uma iniciativa que tem norteado os catequistas e catequizandos do 1º ano ao 12º ano, é a oferta do ramo de oliveira benzido na missa da manhã, a todos os doentes ou àqueles que não têm condições para se deslocarem à igreja. Assim sendo, é maravilhoso ver espalhados pelos diversos lugares da paróquia os vários grupos de catequese a visitar os doentes que, com grande ansiedade, esperam os jovens, os adolescentes e crianças com o ramo benzido.


Dia de Ramos - 7º ano de catequese Dia de Ramos - vários grupos da catequese infantil e juvenil
Dia de Ramos - GJ Oásis e 8º ano de catequese


Tal como há 2010 anos, também hoje vivemos com alegria a grande entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Ontem eram os judeus a encontrar no Messias um gesto, uma palavra libertadora para o sofrimento, hoje os nossos doentes e idosos encontram nos jovens e crianças a alegria, sinal visível da presença de Jesus no seu coração. Jesus, através dos jovens e crianças, leva uma palavra de esperança e de salvação interior para alívio e fortaleza da fragilidade e da vulnerabilidade em que muitos dos nossos doentes e idosos se encontram.

Dia de Ramos  Dia de Ramos2Dia de Ramos3
 Dia de Ramos4


Experiência marcante ao nível humano e espiritual
A fragilidade dos nossos idosos e doentes deve ser vista como uma possibilidade de reencontro. Isto é, os jovens e crianças, catequistas e animadores, numa atitude de serviço ao próximo, encontram-se a si mesmos, na medida em que a sua acção é um acto de solidariedade e caridade (amor) para com aqueles que na vida estão numa situação de fragilidade. A experiência é, sem dúvida, marcante e edificante sob ponto de vista humano e espiritual, que jamais alguém pode ficar indiferente a tão maravilhosa aventura de se entregar, por amor, ao outro que sofre.


Carlos Costa Gomes
in Blog da Paróquia de S. Pedro de Cesar

___________________


Deste modo, também o Grupo de Jovens Oásis ficou responsável pela visita aos idosos e doentes, e respectiva entrega de raminhos a uma zona da nossa vila - Vilarinho - juntamente com o Núcleo de Convivas de Cesar. Com cerca de meia dúzia de casas a serem vivitadas pelo nosso grupo, e alguns elementos do 8º ano de catequese que nos acompanhavam, sentimos que demos um pouco de alegria às pessoas que, por estarem sozinhas ou doentes, precisavam de companhia, um ouvido para escutar os seus lamentos e angústias, um sorriso e palavras de alento ou esperança para os mais tristes.

É um bom sentimento de dever cumprido, e de felicidade aquele que fica em nós! Mas muitas vezes sentimos ser pouco...sentimos que podíamos e devíamos fazer mais por aqueles que precisam de nós!


G.J.Oásis

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Domingo de Ramos - Visita aos doentes e idosos"

Enviar um comentário