Crisma Cesar 2010

O Sacramento do “Crisma”
Cesar é, e sempre foi, uma localidade com homens e mulheres de fé vigorosa, ligados intimamente à sua paróquia, e nesse seguimento o Sacramento da Confirmação é algo ao qual se dá muito valor na nossa freguesia. Realiza-se normalmente de 3 em 3 anos, com pompa e circunstância, na presença de um Bispo da Diocese do Porto.
A realização de um tapete florido ao longo do percurso que o Senhor Bispo e os crismandos fazem até ao local da cerimónia é um hábito neste Sacramento, e este ano, pela primeira vez, o GJ Oásis foi o grupo encarregue de o construir.DSC07322
Este ano também houve outra pequena (grande) diferença…fomos presenteados com uma Visita Pastoral do Senhor Bispo Auxiliar Dom João Lavrador, entre os dias 16 e 21 de Março, e que culminaria então com a celebração do Sacramento. Por esta mesma razão, e já que toda a comunidade paroquial (movimentos, serviços e grande parte dos cesarenses em geral) iriam estar envolvidos na visita ou no sacramento, e ocupados durante a semana, chegou a pensar-se em quebrar a tradição, e não realizar o tapete. No entanto, e orgulhamo-nos por isso, o GJ Oásis predispôs-se a realizá-lo, apesar de toda a controvérsia.

Tempos que precederam à construção do tapete florido
A preparação/organização da construção do tapete florido começou muito tempo antes, mas o trabalho intenso concentrou-se na última semana, aumentando ao ritmo que a semana passava, sendo preciso passar das ideias aos actos e tornar tudo mais concreto: a preparação dos desenhos das figuras, a angariação de flores e outros materiais, até à realização do tapete propriamente dito.
SDC13075Todas as etapas deram o seu trabalho, mas no final tudo foi compensado…
Durante a tarde de sexta-feira, já alguns elementos do GJ começaram a recolher flores e cedro. À noite, no encontro semanal na Casa do Cruzeiro, preparou-se uma faixa com cerca de 10 metros, que tinha a inscrição “Ide por todo o Mundo” e que iria fazer parte SDC13077de um dos desenhos (o mundo). Também se começou a separação das flores já recolhidas e quando fomos descansar, não sem antes fazermos a nossa oração, o relógio marcava já uma hora da manhã.
SDC13083SDC13080 









O dia seguinte, Sábado, foi intensivo. Todos os elementos do grupo e alguns elementos extra que se prestaram a ajudar foram indispensáveis nas diferentes divisões dos trabalhos. Na parte da manhã, uns andavam de lado p’ra lado a recolher material – serrim e cascas de pinheiro nas serrações, relva nos hortos, areia, cedros e flores – algum previamente pedido, enquanto outros ficaram na Casa do Cruzeiro a receber, debulhar e organizar por cores, as flores que as crianças dos diferentes anos de catequese, os pais ou outras pessoas da comunidade iam trazendo. Tocando neste ponto, aproveitamos para agradecer a toda a comunidade por acolher o nosso pedido de angariação de flores. Sem a ajuda de todos seria impensável para nós fazê-lo. O nosso muito obrigado!
SDC13090SDC13095 SDC13096
Durante a tarde os trabalhos continuaram, agora mais concentrados na Casa do Cruzeiro… só víamos flores à frente! =)
Ao início da noite tínhamos já tudo organizado, pronto e de fácil “acesso” para a realização do tapete. Ainda no Sábado, deixamos já construída uma das imagens, o “nosso” mundo, dentro da Casa do Cruzeiro. Acabamos os trabalhos já noite dentro, apesar de, para poupar o máximo de tempo, todo o grupo ter lanchado e jantado em jeito de convívio, no “local de trabalho”.
SDC13151 SDC13109 SDC13167 SDC13131SDC13149
SDC13178 Domingo – Celebração do Sacramento / Realização do tapete
No Domingo, o dia D para o qual todo este trabalho se tinha vindo a desenvolver, os trabalhos começaram bem cedo… ao que parece todos os despertadores funcionaram bem. O meu aAlguns dos elementos que construiram o tapetecordou-me eram 5:30h da manha, embora a essa hora já lá estivessem alguns elementos a adiantar o serviço… e por volta das 6h já estávamos quase todos reunidos no adro da igreja e com vontade de trabalhar. Mas mais uma vez há que referir, que não foram só elementos do GJ Oásis que compareceram, pois tivemos ajuda de alguns familiares e amigos que quiseram tomar parte daquele trabalho. Fica aqui também um Muito Obrigado a todos esses jovens e adultos que colaboraram connosco.
Entre brincadeiras, risos, boa disposição e muito trabalho, o tapete começou a ganhar forma e cor. Com a ajuda imprescindível do Ricardo Queirós, este tapete também ganhou belos desenhos com relevo, de diversas passagens da vida de Cristo. Em nome do GJ Oásis:
-Muito Obrigada Ricardo! (pelas ideias, pelo tempo dispendido e pela colaboração)
DSC07271DSC07275 DSC07277 DSC07279 DSC07281 DSC07267 DSC07270 DSC07296 DSC07302 DSC07307 DSC07305
Por volta das 9h já tínhamos o tapete praticamente pronto. Deram-se os últimos retoques, arrumou-se todo o restante material e o resultado só podia ser um trabalho magnifico. Magnifico não só pela beleza em si (que, modéstia à parte era fantástica), mas também pela união e trabalho que o grupo mostrou, e tem vindo a mostrar desde a sua formação.
Já depois dos 83 crismandos (jovens e adultos)DSC07323, respectivos padrinhos, e o Sr.Bispo Dom João Lavrador juntamente com os restantes párocos que estiveram a acompanhar a celebração da Eucaristia, terem passado por cima do tapete florido, na direcção do local da cerimónia, chegou a hora da última fase de trabalhos… a limpeza!
E chegamos ao fim! Foi o culminar de uma etapa importante para todos os elementos do GJ Oásis, pois o grupo também acompanhou a preparação de parte daqueles jovens crismandos, agora crismados, para a celebração do Sacramento da Confirmação. Esperamos também que este acontecimento possa, em breve, fortalecer o nosso grupo com novos jovens, que agora acabados os seus percursos catequéticos, queiram continuar a espalhar a mensagem de Cristo. A todos eles, desejamos uma vida plena de felicidade, e fé cristã.

Maria Nogueira

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

0 Response to "Crisma Cesar 2010"

Enviar um comentário